Inicialmente gostaria de expressar meus sinceros sentimentos a todas as vitimas da violência de nossa querida São Paulo do Potengi, em especial aos familiares e amigos de minha ex aluna e conterrânea Luana Pereira.
A segurança pública é um tema que está presente todos os dias nos noticiários da TV e jornais de todo o país. O aumento da criminalidade principalmente dos crimes contra a vida e patrimônio, homicídio, latrocínio e roubo, preocupa e muito a sociedade que vive com medo e insegurança. Hoje, o medo da sociedade não é ilusório nem fruto de manipulação midiática. O quadro nacional de insegurança é extraordinariamente grave, por diferentes razões. E infelizmente São Paulo do Potengi inclui-se dentro desta realidade. Estudos comprovam, que a matriz da violência é o tráfico de armas e de drogas, que se realiza no atacado e no varejo.
Os municípios, no Brasil, não têm polícias, (apenas Guardas Civis, em geral limitadas à proteção do patrimônio público, que em breve também será nossa realidade), portanto, só poderiam enfrentar a violência criminal com políticas preventivas de natureza não-policial, ainda que sempre contando com a colaboração das polícias estaduais (Militar e Civil).
A melhoria do sistema de segurança pública depende da participação de cada cidadão. A integração do binômio polícia e comunidade com os mecanismos que assegurem ao administrado a possibilidade de denunciar o cidadão infrator sem que seja identificado é um dos caminhos para o combate a criminalidade.
Possuímos já há um bom tempo, uma estrutura policial insuficiente e ultrapassada para nossa realidade. No entanto, reconheço o esforço de muitos que exercem a atividade policial aqui em nossa cidade, que temos como reflexo, o desfecho de algumas atividades criminosas, que para nossa surpresa, jovens potengienses com envolvimento efetivo nessas ações. Destaco ainda o apoio dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, que tem prestado apoio logístico e físico para manutenção das instituições policiais que temos, que é de responsabilidade do governo do estado.
Entre os anos de 2013 e 2014, já foram quatro audiências com o comandante da policia militar, com o resultado de promessas não cumpridas, e tem uma marcada no dia 3/5/14, com o novo secretário de segurança pública do RN, ponto principal da pauta, aumento do efetivo e melhores condições de trabalho para nossa policia.
A câmara municipal está apresentando O PROGRAMA EDUCAÇÃO ANTIDROGAS destinado aos alunos do ensino fundamental das escolas de nossa cidade. O uso de drogas na adolescência é uma questão que preocupa cada vez mais pesquisadores e profissionais da saúde e educação. É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente, no que diz respeito a violência com roubos, assassinatos, latrocínios, etc.
A família não pode ser escanteada do cenário social, ou se ausentar do combate desta triste realidade. Quando a família fica perto a droga fica longe.
Irmãos e irmãs de minha querida São Paulo do Potengi, somos todos contra as drogas e violência. A participação da população é fundamental no combate a estes males. Observem o comportamento de seus filhos, busquem dialogar com estes jovens, ajudem as autoridades policiais no anonimato. Não adianta ir para as redes sociais e outros meios, criar culpados ou desacatar, diminuir a personalidade de autoridades ou moradores. Existem diversos programas e ações voltados para este público em nossa cidade (Programas sociais, esportes, qualificações, apoios de entidades religiosas e outros). Não basta ampliar e armar a policia, os envolvidos nestas ações podem está bem próximo de cada um de forma implícita.
Encerro minhas palavras, afirmando que moro em São Paulo do Potengi, não possuo segurança privada ou outro tipo de dispositivo sofisticado de segurança, sou pai de família, professor, representante do povo e compartilho do mesmo sentimento de insegurança dos demais moradores de minha querida cidade. Mas estou na luta por melhorias em nossa segurança junto com outros atores.
Agradeço a Atenção! "Que o Plano de Deus Cumpra-se na Vida de Todos" Vereador Allysson